Berço do futebol nacional, o campo das Laranjeiras, localizado na sede do Fluminense, foi o palco do primeiro jogo da história da Seleção Brasileira, em 1914. A partida foi um amistoso contra os ingleses do Exeter City e os brasileiros levaram a melhor, vencendo por 2 a 0. Ali, cinco anos depois, seria erguido o histórico Estádio das Laranjeiras, também conhecido como Estádio Manoel Schwartz. Construído para que o Brasil pudesse sediar o Campeonato Sul-Americano de Seleções em 1919, o Estádio das Laranjeiras foi o primeiro do país.
A iniciativa da construção partiu de Arnaldo Guinle, patrono e presidente do Fluminense de 1916 a 1931. No primeiro jogo do Sul-Americano de Seleções, competição hoje denominada Copa América, o Brasil enfrentou e goleou o Chile por 6 a 0. Realizada em 11 de maio de 1919, a partida marcou o primeiro jogo oficial do estádio. Sete dias depois, as Laranjeiras receberia o primeiro Brasil x Argentina no Brasil. Vitória do Brasil por 3 a 1. Mais tarde, a Seleção se sagraria campeã diante do Uruguai.
Em 1922, com recursos próprios e novamente por iniciativa do presidente Arnaldo Guinle, o Tricolor ampliou seu estádio, com capacidade de 18 mil torcedores para 25 mil, para sediar os jogos Latino-Americanos, evento que celebrava o centenário da independência do Brasil. A sede das Laranjeiras foi o palco da competição, que foi realizada com pouco auxílio do poder público. Ainda naquele ano, o Brasil seria novamente o anfitrião do Sul-Americano de Seleções com as Laranjeiras como cenário. O bicampeonato veio com uma vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai.
Parte importante da história da Seleção Brasileira, o Estádio das Laranjeiras é conhecido como o estádio onde o Brasil jamais perdeu. Entre 1914 e 1918, foram 18 jogos da verde e amarela nas Laranjeiras e nenhuma derrota. A última conquista do Seleção no Estádio das Laranjeiras foi a Copa Rio Branco em 1931, quando o Brasil venceu o Uruguai por 3 a 2 com gols de Nilo, jogador com brilhante passagem pelo Fluminense.
Já o Tricolor disputou partidas no estádio até 2003, totalizando 842 jogos nas Laranjeiras. O estádio recebeu os treinos, as coletivas de imprensa e toda a preparação dos jogadores do Fluminense até 2016, quando foi inaugurado o CT da Barra da Tijuca.